DIA 40 - VIVENDO COM PROPÓSITOS

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR. Provérbios 19.21; NVI
Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração. Atos 13.36; NASB

INTRODUÇÃO

·         Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade. Todo o resto é apenas existir.
·         A maioria das pessoas luta com as três questões básicas da vida.
- A primeira é a identidade. “Quem sou eu?”.
- A segunda é a importância: “Significo alguma coisa?”.
- A terceira é o impacto: “Qual o meu lugar na vida?”.
·         As respostas a todas as três perguntas são encontradas nos cinco propósitos que Deus tem para você.
·         Agora vou lhe apresento cinco questões que devem ser levadas em conta na preparação de sua declaração. 
·         As cinco grandes questões da vida
1ª QUESTÃO: O QUE SERÁ O CENTRO DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão da adoração. Para quem você irá viver? Em torno de que você construirá sua vida?
·         Você pode basear sua vida em torno de sua carreira, sua família, um esporte ou um passatempo, dinheiro, diversão ou em torno de muitas outras atividades.
·         Todas essas coisas são boas, mas não fazem parte do centro de sua vida.
·         Nenhuma delas é suficientemente forte para mantê-lo a salvo quando a vida começar a desmoronar. Você precisa de um centro inabalável.
·         O rei Asa ordenou ao povo de Judá que centrassem sua vida em Deus.
·         “Ordenou ao povo de Judá que adorasse somente o SENHOR, o Deus dos antepassados deles, e obedecesse às suas leis e mandamentos”. 2 Cr 14.4

·         Na verdade, o que quer que esteja no centro de nossa vida é o nosso deus.
·         Quando comprometeu a sua vida com Cristo, ele se moveu para o centro, mas você precisa mantê-lo lá por meio da adoração.
·         Paulo diz: Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor,Ef 3.17(NTLH).
·         Como você sabe quando Deus está no centro da sua vida? Quando Deus está no centro de sua vida, você adora. Quando não está, você fica preocupado.

2ª QUESTÃO: QUAL SERÁ O CARÁTER DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão do discipulado. Que tipo de pessoa você será?
·         Deus está muito mais interessado em quem você é do que no que você faz.
·         Lembre-se: você irá levar seu caráter para a eternidade, mas não sua carreira.
·         Faça uma lista das características que você quer trabalhar e desenvolver em seu caráter. Você deve começar com o fruto do Espírito Santo ou com as bem-aventuranças.
·         Não desanime ou desista quando tropeçar. É necessária toda uma vida para construir um caráter semelhante ao de Cristo. Paulo disse a Timóteo: Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam. 1 Tm 4.16

3ª QUESTÃO: QUAL SERÁ A CONTRIBUIÇÃO DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão do serviço. Qual será seu ministério no corpo de Cristo? Como você pode fazer alguma diferença? Tem a formação adequada para servir em algum grupo específico do corpo de Cristo?
·         Paulo apontou dois benefícios maravilhosos em cumprir seu ministério: Porque isso que vocês fazem não somente ajuda o povo de Deus que está necessitado, mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus. 2 Co 9.12
·         Embora você tenha sido formado para servir os outros, nem mesmo Jesus alcançou as necessidades de todos enquanto estava na terra.
·         Você deve escolher a quem pode ajudar melhor, com base no seu chamado. Você precisa perguntar: “A quem eu desejo mais ajudar?”.
·         Jesus disse: Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. Jo 15.16
·         Cada um de nós dá frutos diferentes.

4ª QUESTÃO: QUAL SERÁ A MENSAGEM DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão de sua missão junto aos incrédulos.  Você tem o compromisso de dar seu testemunho aos outros sobre o evangelho
·         Se você for mãe ou pai, parte de sua missão é educar seus filhos para que conheçam a Cristo, ajudá-los a compreender os propósitos da vida deles e enviá-los pelo mundo na missão que Deus lhes reservou.
·         Você poderia incluir na sua missão a declaração de Josué: Mas eu e a minha família serviremos ao SENHOR.
·         É obvio que antes de grande parte dos incrédulos aceitar a credibilidade da Bíblia, eles querem saber se nós temos credibilidade.
·         É por isso que a Bíblia diz: O mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Fp 1.21

5ª QUESTÃO: QUAL SERÁ A COMUNIDADE DE MINHA VIDA?
·         Essa é a questão de sua comunhão. Como você irá demonstrar seu compromisso com os outros crentes e sua ligação com a família de Deus?
·         Onde você irá praticar com outros cristãos os mandamentos do tipo “uns aos outros”? A qual igreja local você irá se juntar como membro ativo?
·         Quanto mais você amadurecer, mais irá amar o corpo de Cristo e desejará se sacrificar por ele.
·         A Bíblia diz: Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela. Ef 5.25
·         Você deve incluir em sua MISÃO DE VIDA a manifestação de seu amor pela igreja de Deus.


CONCLUSÃO
·         Em Atos 13.36 diz: Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração. Davi dedicou a vida a cumprir os propósitos de Deus na terra.

·         Não existe maior epitáfio que essa declaração! Imagine isso esculpido na sua lápide: que você serviu aos propósitos de Deus na sua geração.

·         Deus ainda procura pessoas que possam ser usadas. A Bíblia diz: Os olhos do SENHOR procuram por toda a terra a fim de fortalecer aqueles cujos corações estejam completamente comprometidos com ele. 2 Cr 16.9

·         Você seria uma pessoa que Deus pode usar para seus propósitos? Você serviria aos propósitos de Deus na sua geração?

·         Paulo teve uma vida dirigida por propósitos. Ele disse: Corro direto para o alvo, com um propósito a cada passo. Seu único motivo para viver era cumprir os propósitos que Deus tinha para ele.

·         Paulo disse: Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Paulo não tinha medo de viver, nem de morrer. De qualquer maneira, ele iria cumprir os propósitos de Deus. Ele não podia perder!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA 34 - PENSANDO COMO SERVO

DIA 30 - MOLDADO PARA SERVIR A DEUS - PARTE 2