DIA 29 - MOLDADO PARA SERVIR - PARTE 1


I - VOCÊ FOI POSTO NA TERRA PARA FAZER UMA CONTRIBUIÇÃO.

·         Você não foi criado apenas para consumir recursos — comer, respirar e ocupar espaço. Deus te projetou para que sua vida faça uma diferença.

·         Apesar de muitos livros de sucesso informarem sobre como tirar o máximo da vida, não foi para isso que Deus o criou. Você não foi criado para tirar da vida mas para acrescentar á vida.

·         Deus quer que você devolva algo. Esse é o quarto propósito de Deus para sua vida, e se chama “ministério” ou serviço. A Bíblia fornece os detalhes.

II - VOCÊ FOI CRIADO PARA SERVIR A DEUS.

·         A Bíblia diz: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” (Ef 2.10).

·         Essas “boas obras” são o seu serviço. Sempre que você serve às pessoas de alguma forma, você está na verdade servindo a Deus e cumprindo um de seus propósitos.

·         “Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas” (Ef 6.10).

·         O que Deus disse para Jeremias também vale para você: Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações” (Jr 1.5).

III - VOCÊ FOI SALVO PARA SERVIR A DEUS.

·         A Bíblia diz: Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo” (2 Tm 1.9).

·         Você não foi salvo pelo serviço, mas foi salvo para o serviço. No Reino de Deus você tem um lugar, um propósito, um papel e uma função a cumprir.

·         Não servimos a Deus por causa de culpa, medo ou mesmo obrigação, mas pela alegria e profunda gratidão pelo que ele fez por nós. Nós lhe devemos a vida.

·         O apóstolo João ensinou que nossos préstimos amorosos às outras pessoas mostram que somos verdadeiramente salvos. Ele disse: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto” (1 Jo 3.14).

·         Se não tenho nenhum amor pelos outros, nenhum desejo de ajudar as pessoas e me preocupo somente com minhas necessidades, deveria questionar se Cristo está realmente na minha vida. Um coração salvo é um coração que deseja servir.

IV - O QUE É SERVIR A DEUS?

·         Outro termo relativo a servir a Deus que é mal compreendido pela maioria das pessoas é a palavra ministério. Quando a maioria das pessoas escuta “ministério”, pensa em pastores, padres e sacerdócio profissional, mas Deus diz que cada membro de sua família é um ministro.

·         Na Bíblia, as palavras servo e ministro são sinônimas, assim como serviço e ministério. Se você é cristão, é um ministro e, quando está servindo, está ministrando.

·         Quando a sogra de Pedro, enferma, foi curada por Jesus, ela instantaneamente se levantou e começou a servi-lo (Mt 8.15) usando seu novo dom de saúde. Somos curados para ajudar aos outros. Somos abençoados para ser uma bênção.

·         Você nunca se perguntou por que Deus não nos leva para o céu, imediatamente após aceitarmos sua graça? Por que ele nos deixa em um mundo decadente?

·         Ele nos deixa aqui para cumprir seus propósitos. Uma vez que você esteja salvo, Deus pretende usá-lo para seus objetivos.

·         Deus tem para você um ministério em sua igreja e uma missão no mundo.

VOCÊ É CHAMADO PARA SERVIR A DEUS.

·         A Bíblia diz: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2.9).

·         Em algumas igrejas na China, dão-se as boas-vindas a novos crentes dizendo: “Jesus agora tem um novo par de olhos para ver, novos ouvidos para escutar, novas mãos com as quais ajudar e um novo coração para amar os outros”.

·         Uma razão pela qual você precisa estar vinculado a uma igreja, é o cumprimento do seu chamado para servir a outros crentes de maneira prática.

·         O que acontece quando uma parte do seu corpo deixa de funcionar? Você adoece. O resto do seu corpo sofre.


·         Imagine se seu fígado decidisse começar a viver por conta própria: “Eu estou cansado! Não quero mais servir este corpo! Quero um ano de folga, só me alimentando. Eu tenho de pensar no que é melhor para mim! Deixe que outra parte do corpo assuma”.

·         O que aconteceria? O seu corpo iria morrer. Hoje em dia, milhares de igrejas locais estão morrendo por causa de cristãos que não têm vontade de servir. Eles ficam assistindo de lado, e o corpo sofre.

A ORDEM É SERVIR A DEUS

·         Jesus foi categórico: Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20.28).

·         Jesus veio para “servir” e para “dar”. Crescimento é para o ministério! Nós crescemos para nos doar.

·         A antiga comparação entre o mar da Galiléia e o mar Morto ainda é verdadeira. O mar da Galiléia é cheio de vida porque recebe água e também a escoa. No mar Morto nada vive, pois, ao contrário do primeiro, não há saída de água.

·         Alguns dizem: “Estou procurando uma igreja que atenda as minhas necessidades e me abençoe”, e não “Estou procurando um lugar onde possa servir e ser abençoado”.

·         Um seguidor de Jesus maduro deixa de perguntar “Quem irá alcançar minhas necessidades?” e começa a perguntar: “As necessidades de quem eu vou alcançar?”. Você alguma vez já fez essa pergunta?

PREPARANDO-SE PARA A ETERNIDADE

·         No fim de sua vida na Terra você ficará perante Deus, e ele avaliará como você serviu aos outros com sua vida.

·         A Bíblia diz: Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus (Rm 14.12).

·         Nesse momento, todas as nossas desculpas para o egoísmo soarão vazias: “Eu estava muito ocupado”, ou “Eu tinha meus próprios objetivos”, ou “Eu estava preocupado em trabalhar, me divertir ou em preparar minha aposentadoria”.

·         A todas as desculpas, Deus responderá: “Sinto muito, resposta errada. Eu o criei, salvei, chamei e ordenei a você que tivesse uma vida de serviços aos outros. Qual parte você não entendeu?

·         Nós só estamos completamente vivos quando ajudamos os outros. Jesus disse: Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará (Mv 8.35).


CONCLUSÃO

·         Você dará a vida por algo. O que será?

·         Uma carreira, um esporte, um passatempo, fama, riquezas? Nenhuma dessas coisas será importante para sempre. Servir é o caminho para a verdadeira importância. É através do ministério que descobrimos o significado da vida.

·         Deus quer usá-lo para que você faça diferença no mundo dele. Ele quer trabalhar por meio de você. O que importa não é a duração da sua vida, mas a contribuição que ela dá. Não quanto você viveu, mas como viveu.

·         Se você não está envolvido em algum serviço ou ministério, que desculpa tem usado?

·         Abraão era velho, Jacó era inseguro, Lia era sem atrativos, José foi maltratado, Moisés gaguejava, Gideão era pobre, Sansão era co-dependente, Raabe era imoral, Davi teve uma amante e todo tipo de problema familiar, Elias tinha tendências suicidas, Jeremias era depressivo, Jonas era relutante, Noemi era viúva, João Batista era excêntrico para dizer o mínimo, Pedro era impulsivo e temperamental, Marta se preocupava demais, a mulher samaritana teve vários casamentos fracassados, Zaqueu era indesejado, Tomé tinha dúvidas, Paulo tinha saúde fraca e Timóteo era tímido.

·         Aí está uma boa variedade de desajustes, mas Deus usou cada um deles a seu serviço. Ele também usará você, se deixar de dar desculpas.

Uma pergunta para meditar: O que está me impedindo de aceitar o chamado de Deus para servi-lo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA 34 - PENSANDO COMO SERVO

DIA 30 - MOLDADO PARA SERVIR A DEUS - PARTE 2