DIA 22 - CRIADO PARA SE TORNAR SEMELHANTE A CRISTO


Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. Romanos 8.29 – NTLH

Assim nós anunciamos Cristo a todas as pessoas. Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo. Colossenses 1.28


I - O PROPÓSITO ORIGINAL DE DEUS

Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo. Desde o princípio, o plano de Deus tem sido fazê-lo à semelhança de seu Filho, Jesus. Esse é o seu destino e o terceiro propósito para sua vida. Deus anunciou sua intenção na criação: Então disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança.1

II - O QUE É A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM?

1.   Em toda a criação, somente o homem foi feito “à imagem de Deus”. Esse é um grande privilégio, que nos honra sobremaneira.
2.   Não sabemos tudo que essa frase abrange, mas conhecemos alguns dos aspectos que ela inclui: tal como Deus, somos seres espirituais — nosso espírito é imortal e sobreviverá ao nosso corpo terreno; somos inteli¬gentes — podemos pensar, ponderar e solucionar problemas; como Deus, nós nos relacionamos — podemos dar e receber amor verdadeiro e somos dotados de consciência moral — podemos discernir entre o certo e o errado, o que nos torna responsáveis diante de Deus.
3.   A Bíblia diz que todas as pessoas, e não apenas os crentes, detêm parte da imagem de Deus; esse é o motivo pelo qual o assassinato e o aborto são errados.2 Mas a imagem está incompleta, tendo sido danificada e distorcida pelo pecado. Então Deus enviou Jesus para restaurar a plena imagem que havíamos perdido.
4.   Com o que se parece a plena “imagem e semelhança” de Deus? Ela se parece com Jesus Cristo! A Bíblia diz que Jesus é a imagem de Deus, a imagem do Deus invisível e a expressão exata do seu ser.3
5.   As pessoas usam freqüentemente a expressão “Tal pai, tal fi¬lho”, para se referir à semelhança familiar. Quando as pessoas vêem minha imagem em meus filhos, isso me agrada. Deus também quer que seus filhos tenham sua imagem e semelhança.
6.   A Bíblia diz: [Você foi] criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade.4 Deixe-me ser absolutamente claro: você jamais se tornará igual a Deus, ou mesmo a um deus. Essa mentira arrogante é a mais antiga tentação de Satanás. Satanás prometeu a Adão e Eva que, se seguis¬sem seu conselho, seriam como Deus.5 Muitas religiões e filosofias da Nova Era ainda promovem esta velha mentira: que somos divinos ou que podemos nos tornar deuses.
O desejo de ser um deus manifesta-se todas as vezes que tenta¬mos controlar nossas circunstâncias, nosso futuro e as pessoas ao redor. Mas como criaturas jamais seremos o Criador. Deus não quer que você se torne um deus; ele quer que você se torne santo — que assuma valores, atitudes e caráter próprios dele. A Bíblia diz: Bus¬quem uma maneira completamente nova de viver — uma vida mol¬dada por Deus, uma vida renovada no interior e que se demonstre na conduta de vocês, à medida que Deus reproduz detalhadamente o caráter dele em vocês.6

III - O SUPREMO OBJETIVO DE DEUS

1.   O supremo objetivo de Deus para sua vida na terra não é o confor¬to, mas o desenvolvimento de seu caráter.
2.   Ele quer que você cresça espiritualmente e se torne semelhante a Cristo. Tornar-se semelhante a Cristo não significa perder a perso¬nalidade ou se tornar um clone autô¬mato. Deus criou em você um caráter único; logo, logicamente não quer des¬truí-lo. O cristianismo ocupa-se da transformação do caráter, não da per¬sonalidade

IV - ONDE ESTÁ O CARÁTER DE CRISTO EM NÓS?

1.   Nas Bem Aventuranças
2.   Na prática do amor, 1 Co 13
3.   No fruto do Espírito, Gl

·         Toda vez que esquece que o caráter é um dos propósitos de Deus para sua vida, você se torna frustrado pela situação que o cerca.
·         Você pensa consigo mesmo: “Por que isso está acontecendo comigo? Por que estou passando por momentos tão difíceis?”.
·         A resposta é que a vida deve ser difícil! É isso que nos possibilita crescer. Lembre-se de que a terra não é o céu!

V - O QUE SIGNIFICA VIDA ABUNDANTE?

·         Muitos cristãos interpretam erroneamente a promessa de Jesus de vida em abundância,11 como se fosse saúde perfeita, estilo de vida confortável, felicidade constante, plena realização dos sonhos e o alívio instantâneo dos problemas por meio da fé e da oração. Em poucas palavras, esperam que a vida cristã seja fácil; esperam que o céu seja na terra.
·         Essa perspectiva voltada para si mesmo trata Deus como se fosse o gênio da lâmpada, que existe tão-somente para nos servir em nossa busca egoísta de realização pessoal.
·         Mas Deus não é nosso criado, e, caso nos deixemos levar pela idéia de que a vida deve ser fácil, ou ficaremos grandemente desa¬pontados, ou viveremos nos recusando a aceitar a realidade.
·         Nunca se esqueça de que a vida não gira em torno de você! Você existe para os propósi¬tos de Deus, e não o contrário. Por que Deus lhe proporciona um céu sobre a terra, quando ele já planejou o verdadeiro céu para você na eternidade? Deus nos dá o nosso tempo na terra para construirmos e fortalecermos nosso cará¬ter para o céu.

VI - A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA FORMAÇÃO DO SEU CARÁTER

1.   É tarefa do Espírito Santo produzir um caráter semelhante ao de Cristo em você. A Bíblia diz: Conforme o Espírito do Senhor opera em nós, tornamo-nos mais e mais como ele e refletimos sua glória cada vez mais.12
2.   O processo de transformação pelo qual nos tornarmos mais semelhantes a Jesus é chamado santificação; e esse é o terceiro propósito de sua vida sobre a terra.
3.   Você não pode reproduzir o caráter de Jesus por seus próprios esforços. Decisões de Ano Novo, força de vontade e as melhores intenções não são suficientes. Somente o Espírito Santo tem o poder de realizar as transformações que Deus deseja para nossa vida.
4.   A Bíblia diz: Deus está operando em vocês, dando-lhes o desejo de obedecê-lo e o poder para fazer o que lhe agrada.13
5.   O CARÁTER de Cristo não são produzidas por imitação, mas por habitação. Nós permitimos que Cristo viva através de nós. Pois este é o segredo: Cristo vive em vós.15
6.   E como isso acontece na vida real? Pelas escolhas que fazemos. Nós escolhemos fazer a coisa certa nas diversas situações de nossa vida e confiamos no Espírito Santo de Deus para nos dar força, amor, fé e sabedoria para fazê-la. Uma vez que o Espírito de Deus vive dentro de nós, essas coisas estão sempre à disposição quando pedidas.

VII - COMO VOCÊ PODE COOPERAR COM SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL?

1.   Devemos cooperar com o trabalho do Espírito Santo. Por toda a Bíblia vemos uma importante verdade ilustrada repetidamente: o Espírito Santo libera poder no momento em que você dá um passo de fé.
2.   Quando Josué se defrontou com um obstáculo intransponível, as águas transbordantes do rio Jordão recuaram somente depois que os líderes pisaram na água corrente em obediência e fé.16 A obediência libera o poder de Deus.
3.   Deus espera que você aja primeiro. Não espere sentir-se poderoso ou confiante. Siga adiante na sua fraqueza, fazendo a coisa certa a despeito de seus medos e sentimentos. É assim que você coopera com o Espírito Santo, e essa é a forma que seu caráter se desenvolve.
4.   A Bíblia compara o crescimento espiritual a uma semente, a uma edificação e a uma criança em crescimento. Cada metáfora exige uma participação ativa: sementes devem ser plantadas e cuidadas, edificações devem ser construídas — elas não aparecem simples¬mente — e crianças devem comer e se exercitar para crescer.
5.   Embora esforço não tenha nada que ver com salvação, está relacionado com o crescimento espiritual. Pelo menos em oito ocasiões no Novo Testamento recebemos a ordem de nos esforçarmos17 em nosso crescimento, até nos tornarmos semelhantes a Jesus. Você não fica apenas por ali, à espera de que isso aconteça.

VIII - OS TRÊS DEVERES PARA NOS TORNARMOS SEMELHANTES A CRISTO

Paulo explica em Efésios 4.22-24 os três deveres para nos tornarmos semelhantes a Cristo.

1º DEVER: Devemos abandonar nossa antiga maneira de agir.
Tudo [...] referente àquela antiga forma de viver tem de ir embora. Está completamente corrompida. Livrem-se dela!18

2º DEVER: Devemos mudar nossa forma de pensar.

·         Deixe que o Espírito transforme sua maneira de pensar.19 A Bíblia diz que somos “transformados” pela renovação de nossa mente.20
·         A palavra grega para transformado, metamorphosis (usada em Romanos 12.2 e 2 Coríntios 3.18), é usada atualmente para descrever a fantástica transformação sofrida pela lagarta ao se tornar borboleta.
·         É uma bela descrição do que acontece espiritualmente conosco quando permiti¬mos que Deus dirija nossos pensamentos: somos transformados de dentro para fora, tornando-nos mais belos e sendo liberados para vôos mais altos.

3º DEVER: Precisamos “adquirir” o caráter de Cristo ao desenvolver hábitos novos e dignos de Deus.

·         O caráter é basicamente a soma dos hábitos; é como você habitualmente age. A Bíblia diz: ... revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.21
·         Deus usa sua Palavra, as pessoas e as circunstâncias para moldar você. Os três fatores são indispensáveis para o desenvolvimento do caráter.

MATURIDADE ESPIRITUAL – É LENTA E LONGA

1.   Tornar-se semelhante a cristo é um lento e longo processo de crescimento.
2.   A maturidade espiritual não é instantânea nem automática; é um desenvolvimento que durará o resto de sua vida. A respeito desse processo, Paulo disse: Isso irá continuar até que sejamos maduros como Cristo é, e seremos iguais a ele.22

CONCLUSÃO
1.   Deus está muito mais interessado em quem você é do que no que você faz. Nós somos seres humanos e não fazeres humanos. Deus se preocupa muito mais com seu caráter do que com sua carreira, porque você levará o caráter para a eternidade, mas não a carreira.
2.   A Bíblia adverte: Não se tornem tão bem ajustados à sua cultura, à qual vocês se moldam mesmo sem pensar. Em vez disso, fixem sua atenção em Deus. Vocês serão transformados de dentro para fora [...]
3.   Ao contrário da cultura que está ao seu redor, sempre conduzindo vocês para baixo, para o nível de imaturidade, Deus produz o me¬lhor em vocês e desenvolve em vocês uma maturidade bem formada.25
4.   É preciso que você tome uma decisão contra a sua formação cultural, para se concentrar em se tornar mais semelhante a Jesus. Caso contrário, outras forças, como amigos, pais, colegas de trabalho e a cultura estabelecida, tentarão moldá-lo à própria imagem.
5.   Lamentavelmente, um rápido exame em livros cristãos populares revela que muitos crentes abandonaram o modo de vida em razão dos grandes propósitos de Deus e contentaram-se com a estabilidade emocional e a realização pessoal.
6.   Isso é narcisismo, e não discipulado. Jesus não morreu naquela cruz apenas para que pudéssemos levar vidas equilibradas e confortáveis. O seu propósito é muito mais profundo: ele quer nos tornar como ele, antes de nos levar para o céu. Esse é nosso grande privilégio, nossa responsabilidade direta e nosso destino final.

Uma pergunta para meditar: No dia de hoje, em qual área de minha vida preciso rogar pela operação do Espírito Santo para me tornar mais semelhante a Cristo?
      
NOTAS                                                                                                                                                                    
1 Gênesis 1.26; NCV.
2 Gênesis 9.6; Salmos 139.13-16; Tia¬go 3.9.
3 2Coríntios 4.4; NLT, Colossenses 1.15; NVI; Hebreus 1.3.
4 Efésios 4.24; GWT.
5 Gênesis 3.5; KJV.
6 Efésios 4.22; Msg.
7 Mateus 5.1-12.
8 Gálatas 5.22,23.
9 1Coríntios 13.
10 2Pedro 1.5-8.
11 João 10.10.
12 2Coríntios 3.18b; NLT.
13 Filipenses 2.13; NLT.
14 1Reisl9.12; NVI.
15 Colossenses 1.27; NLT.
16 Josué 3.13-17.
17 Lucas 13.24; Romanos 14.19; Efésios 4.3; NVI; 2Timóteo 2.15; NCV, Hebreus 4.11; 12.14; 2Pedro 1.5; 3.14; NVI.
18 Efésios 4.22; Msg.
19 Efésios 4.23; CEV.
20 Romanos 12.2.
21 Efésios 4.24; NVI.
22 Efésios 4.13; CEV.
23 1João 3.2; NLT.
24 1Coríntios 10.31; 16.14; Colossen¬ses 3.17,23.
25 Romanos 12.2; Msg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA 34 - PENSANDO COMO SERVO

DIA 30 - MOLDADO PARA SERVIR A DEUS - PARTE 2